Óculos

Este tem assumido um papel que vai além da correção de um erro refrativo e tornou-se também um item de moda. Precisam ser confortáveis e estarem em harmonia com o rosto e o estilo de vida das diferentes pessoas para que tenham uma boa aceitação, principalmente por parte dos novos usuários.

Tenha um cuidado especial na hora de escolher óculos para crianças, pois estes devem ser resistentes ao impacto, leves, confortáveis e bem ajustados ao rosto. Devem também ter proteção UVA e UVB, quanto à exposição prolongada ao sol. Hoje, sabe-se que 80% da exposição aos raios ultravioleta A e B ocorrem até os 18 anos de idade.
Lembre-se de levar os seus óculos para serem conferidos pelo seu oftalmologista.

Dúvidas Frequentes

Lentes Inorgânicas (vidro);
Lentes Orgânicas (resina plástica).

1. Monofocais: um só campo de visão;
2. Bifocais: dois campos de visão;
3. Multifocais ou Progressivas: vários campos de visão.

1. Acetato;
2. Metal.As armações devem ser escolhidas com cautela, pois dependendo da ametropia (erro de refração) e da dioptria (grau) do paciente, podem não surtir o resultado desejado. Consulte sempre o ótico para saber se a armação escolhida é compatível com a sua receita.

Obs.: Outras dúvidas serão esclarecidas durante a consulta oftalmológica.

Lentes

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além dos benefícios estéticos, elas oferecem maior conforto e é uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos. Por indicação médica, usam lentes de contato os portadores de anisometropia (grau muito diferente entre um olho e outro), nistagmo, ceratocone, portadores de córneas irregulares, consequente a doenças corneais ou a cirurgias (transplante de córnea) e em outros casos especiais.

As lentes de contato terapêuticas são usadas para recobrir lesões corneais, com finalidade de diminuir a dor e auxiliar a cicatrização, como curativo no pós-operatório de algumas cirurgias e para curar ou controlar várias doenças de córnea.

Dúvidas Frequentes

São fabricadas a partir de um material plástico que absorve água, deixando-as macias, flexíveis e confortáveis. O oxigênio alcança a córnea através de seus poros e a quantidade que lá chega varia de acordo com a hidratação e a espessura da lente de contato.
As lentes gelatinosas podem ser transparentes, coloridas ou pintadas. Podem corrigir os principais erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As coloridas filtrantes são utilizadas para disfarçar cicatrizes corneanas, diminuir a sensibilidade à luz e intensificar a cor dos olhos. As coloridas pintadas são indicadas para disfarçar cicatrizes e opacidades da córnea, para albinos e também em casos de ausência ou perda da íris.

Nova geração de materiais que permitem a oxigenação da córnea 3 a 6 vezes mais do que as lentes de contato hidrofílicas. O silicone é responsável pela alta permeabilidade ao oxigênio.

Combinam um centro rígido gás-permeável e a periferia gelatinosa. São indicadas para casos especiais.

Contém silicone e/ou fluoropolímero, material permeável aos gases. São significativamente menos agressivas à córnea quando apresentam alto DK, isto é, alta permeabilidade do material ao oxigênio, permitindo que elas se mantenham saudáveis e transparentes. Podem ser indicadas para o uso prolongado, mas necessitam de tantos cuidados quanto as gelatinosas.

Os pacientes devem ficar atentos principalmente para as orientações quanto à limpeza e períodos de troca das lentes de contato. Ignorar esses cuidados básicos pode levar à não adaptação ao uso de LC ou trazer complicações oculares sérias – reações inflamatórias e alérgicas, infecções oculares, úlceras corneanas, etc. Nossa clínica dispõe de profissional qualificado e ambiente apropriado para a adaptação de lentes de contato e orientação quanto ao manuseio e uso correto destas

Obs.: Outras dúvidas serão esclarecidas durante a consulta oftalmológica.