Lentes
As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além dos benefícios estéticos, elas oferecem maior conforto e é uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos. Por indicação médica, usam lentes de contato os portadores de anisometropia (grau muito diferente entre um olho e outro), nistagmo, ceratocone, portadores de córneas irregulares, consequente a doenças corneais ou a cirurgias (transplante de córnea) e em outros casos especiais.
As lentes de contato terapêuticas são usadas para recobrir lesões corneais, com finalidade de diminuir a dor e auxiliar a cicatrização, como curativo no pós-operatório de algumas cirurgias e para curar ou controlar várias doenças de córnea.

Dúvidas Frequentes
São fabricadas a partir de um material plástico que absorve água, deixando-as macias, flexíveis e confortáveis. O oxigênio alcança a córnea através de seus poros e a quantidade que lá chega varia de acordo com a hidratação e a espessura da lente de contato.
As lentes gelatinosas podem ser transparentes, coloridas ou pintadas. Podem corrigir os principais erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As coloridas filtrantes são utilizadas para disfarçar cicatrizes corneanas, diminuir a sensibilidade à luz e intensificar a cor dos olhos. As coloridas pintadas são indicadas para disfarçar cicatrizes e opacidades da córnea, para albinos e também em casos de ausência ou perda da íris.
Nova geração de materiais que permitem a oxigenação da córnea 3 a 6 vezes mais do que as lentes de contato hidrofílicas. O silicone é responsável pela alta permeabilidade ao oxigênio.
Combinam um centro rígido gás-permeável e a periferia gelatinosa. São indicadas para casos especiais.
Contém silicone e/ou fluoropolímero, material permeável aos gases. São significativamente menos agressivas à córnea quando apresentam alto DK, isto é, alta permeabilidade do material ao oxigênio, permitindo que elas se mantenham saudáveis e transparentes. Podem ser indicadas para o uso prolongado, mas necessitam de tantos cuidados quanto as gelatinosas.