Quais os sintomas da hipermetropia?

Pessoas que têm hipermetropia têm dificuldade em ver objetos que estão perto. Elas podem sentir dor nos olhos ou dor de cabeça e ficarem cansadas ao realizar trabalhos que envolvam leituras, uso de computador ou ao olhar objetos próximos por muito tempo.

HIPERMETROPIA

A hipermetropia é um problema ocular em que os raios de luz entram no olho, mas são focalizados atrás da retina. Isso acontece porque o olho do indivíduo hipermetrope tem um comprimento axial um pouco menor do que o normal. Em vez de a luz ser direcionada corretamente na retina, ela acaba se concentrando em um ponto posterior à retina, o que resulta em uma visão embaçada de objetos próximos.

Geralmente em que fase ela aparece?

A hipermetropia geralmente é diagnosticada durante a infância e pode exigir o uso de óculos nessa fase. Se uma criança tiver hipermetropia não corrigida, ela pode apresentar dores de cabeça, dificuldade de aprendizado (por não conseguir enxergar bem o quadro), estrabismo (olhos desalinhados) e, em casos mais severos, pode desenvolver ambliopia, que é uma condição em que a visão não se desenvolve adequadamente, podendo resultar em uma visão fraca e irreversível. É importante diagnosticar e tratar a hipermetropia na infância para prevenir problemas futuros na visão.

Como pode ser corrigida?

• Óculos ou lentes de contato
• Cirurgia refrativa como LASIK e PRK