ASTIGMATISMO

O astigmatismo é um problema ocular em que a forma da córnea não é redonda como deveria, mas sim oval. Isso faz com que, em vez de um único ponto focal, existam dois. Como resultado, a pessoa não consegue focar adequadamente tudo o que vê em um mesmo plano na retina. Isso causa uma visão embaçada.

Geralmente, em que fase ele aparece?

O astigmatismo é um problema visual que muitas vezes é passado de pais para filhos. Pode começar desde cedo na infância, o que pode dificultar o desempenho escolar da criança. Também pode se desenvolver durante a adolescência e na fase adulta jovem. Às vezes, o astigmatismo pode ocorrer junto com a miopia ou hipermetropia.

Quais os sinais do surgimento do astigmatismo?

Quando uma pessoa tem astigmatismo, ela pode perceber a visão embaçada tanto de perto quanto de longe. Além disso, é comum sentir dor de cabeça, desconforto nos olhos e cansaço visual. O astigmatismo pode ocorrer junto com a miopia ou a hipermetropia, o que significa que a pessoa pode ter dificuldade em enxergar de forma clara tanto de perto como de longe.

Como pode ser corrigido?

A primeira opção será a correção com óculos, o que permite boa visão, principalmente em graus baixos, e pode-se corrigir a miopia ou hipermetropia também se estiverem presentes. Como segunda opção, dispomos das lentes de contato, as quais podem ser rígidas ou gelatinosas tóricas. Fornecem boa visão, mas devem ser adaptadas sob orientação especializada para garantir bom resultado visual e não oferecer riscos à saúde ocular. Como correção definitiva, dispomos da cirurgia refrativa – cirurgia para miopia, hipermetropia e astigmatismo – que utiliza o laser para remodelar a curvatura corneana e corrigir o grau do paciente. Excelentes resultados têm sido obtidos para o astigmatismo, havendo a possibilidade de tratar a miopia e hipermetropia, na mesma cirurgia, se estiverem presentes.