CIRURGIA DA PRESBIOPIA

Os avanços recentes da oftalmologia já nos fornecem opções para a correção da visão para perto para pacientes que possuem presbiopia (“vista cansada”); esses tratamentos podem ser realizados através de cirurgia corneana ou cirurgia intraocular.

As cirurgias corneanas podem ser realizadas com uso do excimer laser ou do fentosecond. Em ambas abordagens, o princípio básico consiste na aplicação de laser para moldar a córnea e criar uma “córnea multifocal”.

Outra alternativa para correção com cirurgia corneana consiste no implante de uma lente no interior da córnea na porção central (no eixo visual), que permite boa recuperação da visão de perto.

O tratamento com cirurgia intraocular consiste na cirurgia facorrefrativa,  procedimento no qual é retirado o cristalino comprometido e é implantada uma lente intraocular pseudoacomodativa ou multifocal que permitirá visão adequada para longe e perto sem uso de óculos. O material dessas lentes não causa rejeição, minimiza reação inflamatória no pós-operatório e adapta-se muito bem aos tecidos oculares onde a lente é implantada.

A técnica mais moderna é a cirurgia de facoemulsificação, técnica em que duas pequenas incisões são realizadas, permitindo a quebra e aspiração do cristalino, seguida pelo implante da lente intraocular.

Ambas as cirurgias descritas acima não requerem internação hospitalar, são realizadas com anestesia local, não causam dor e nelas não são usados pontos no olho – (o que) isso permite uma recuperação visual mais rápida no pós-operatório com retorno rápido às atividades normais.